Vejam um ciclista, ele gosta de ajudar as pessoas e de preservar a natureza

Olá Visitante
 


  Curso de Sinalizaçao de Trilhas - ICMBio - Flona - Rebas do Cerrado

CURSO DE SINALIZAÇÃO DE TRILHAS
01/04/2016
 

Atividade, que contou com especialistas do ICMBio e voluntários, faz parte das ações de melhoria da estrutura de visitação pública na Flona de Brasília

Em continuidade à implementação de melhorias na visitação pública, a Floresta Nacional (Flona) de Brasília, no Distrito Federal, realizou curso de sinalização de trilhas. O treinamento foi ministrado pela equipe da Coordenação Geral de Uso Público (CGUP), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O objetivo é capacitar servidores e voluntários para trabalharem na sinalização de trilhas no interior da unidade. Além da equipe da CGUP e do chefe da Flona, Robson Silva, participaram do evento 20 líderes de grupos de ciclistas, voluntários e, ainda, representantes da Flona de Silvânia, em Goiás, e do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, em Minas.

O curso teve duração de oito horas, sendo quatro dedicadas ao embasamento teórico e quatro de aula prática. Durante o treinamento, foram apresentados exemplos de sinalizações de trilhas em áreas protegidas da Europa, Estados Unidos, Austrália e África do Sul, entre outros países.

Os participantes aprovaram a proposta de sinalização feita pela CGUP, que se baseia na simplicidade e no baixo custo. Após o término do curso, a Floresta Nacional de Brasília passou a contar com um percurso de cinco quilômetros totalmente sinalizado.

E com a continuidade do trabalho após o curso, já foram sinalizados mais de 20 km de trilha. O objetivo inicial é sinalizar uma trilha de 44 km.

Vale ressaltar que a sinalização é um trabalho contínuo, pois precisa de manutenção periódica. E para isso é necessário tanto o recurso de pessoal quanto de material.

Se você gostou do projeto ou interessou-se em ajudar, procure a direção da Floresta para maiores informações ou para contribuir. A ajuda pode ser com mão de obra ou material.

Rebas participantes do curso: Miro, Barrão, Ronald e Márcio.

Coordenação Rebas do Cerrado
"Pedalando ou empurrando chegaremos lá"


Marca registrada Rebas do Cerrado - Nota de rodapé do site
Webdesigner: Débora Alves

A primeira versão deste site foi construída por Eliézer Roberto Pereira , Bob King, um dos fundadores do Rebas do Cerrado que infelizmente nos deixou em dezembro de 2004.

Posteriormente o nosso amigo Marcelino Brandão Filho, também fundador e coordenador do grupo por 6 anos, desenvolveu com dedicação ímpar uma nova versão. Marcelino faleceu em julho de 2013 e além do site deixou entre outros legados importantes a padronização dos procedimentos de operacionalização e condução dos eventos Rebas.

Mantemos a página principal o mais próximo possível do desenho original em homenagem aos dois fundadores.

As marcas Rebas® e Rebas do Cerrado®, bem como o logotipo® do grupo Rebas do Cerrado são Marcas Registradas® pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI), com todos os Direitos Reservados.