Olá Visitante






  Informações Gerais da Trilha Caliandras - Rebas do Cerrado

CALIANDRAS
CALIANDRAS
4 2 6
5 3 1

Informações Gerais da Trilha

 

Nível de Dificuldade: FÁCIL/MÉDIA - Antiga Fácil 3

Percurso total:10,7 Km

Ponto de Encontro e Ponto Zero: Estacionamento da Torre de TV Digital, Lago Norte.

Hora do Ponto de Encontro 8:30 horas

Duração média da trilha: 1 a 2 horas

Itens Obrigatórios: Capacete, óculos e luvas

Preparação da Bike: Calibragem dos pneus, regulagem das marchas, lubrificação da corrente, verificação dos freios.

Tipo e cor da sinalização usada no percurso: cor magenta em fundo preto.

Planilha de Navegação Rebas: Imprimir e levar a Planilha de Navegação Rebas. Aos novatos, ao chegarem à trilha, solicitem aos coordenadores do Grupo orientação de como utilizá-la.

Entenda o que é uma Planilha de Navegação Rebas clicando aqui


RECOMENDAMOS:
1) Levar água suficiente para todo o trajeto.
2) Procure ter um ótima noite de sono na véspera.
3) É recomendável não ingerir bebida alcoólica na véspera da trilha.
4) Tenha uma dieta rica em carboidratos no dia anterior ao evento.
5) Leve algum lanche para comer ao longo da trilha.
6) Leve a planilha de navegação, se houver.

7) Revise sua bike (freios, pneus, marchas, lubrifique a corrente, ...).
8) Leve um kit de ferramentas de bike (bomba de ar, remendos, câmara de ar), rádio comunicador (canal 20.12), celular, protetor solar, carteira de identidade, documento do plano de saúde e algum dinheiro para despesas esporádicas.
 



Outras Informações: A trilha Caliandras está localizada nas imediações do Lago Norte e da Torre Digital e seu nome é uma referência a essa planta, também conhecida como Flor do Cerrado, uma das mais belas flores encontradas na região.

É, também, uma homenagem às mulheres pedalantes, já que na estreia a trilha foi amadrinhada pelas integrantes do grupo BBBs – Batom Bikers Brasília, quando o grupo comemorou um ano de criação.

A trilha desenvolve-se em alguns trechos comuns das trilhas Bomtempo e Pamonhas e algumas partes novas, com começo no estacionamento da Torre de TV Digital, também local do ponto de encontro.

Em terreno plano no início, após o km 2 começa uma longa descida. No km 2,3, ponto 7 da tem uma descida curta e mais inclinada que merece maior controle de velocidade e uso dos freios, sendo que ao fim dela tem uma curva acentuada à direita. No km 4,5, ponto 12 da planilha, o percurso atravessa o córrego do Urubu, onde tem uma descida com alguns buracos e pedras seguida de uma subida mais acentuada. Outro trecho que apresenta mais dificuldade começa no km 5,5, ponto 18 da planilha, um singletrack com pedras soltas e algumas valas. Em seguida começa a subida para voltar a Torre Digital, em trecho de estrada de terra.

Exploratórios:
1º exploratório - 29/05/2013:
Participantes: Fabiana, Fábio (Bauru), Saulo e Sérgio
2º exploratório - 21/09/2013:
Participantes: Alessandra, Eliete, Fábio (Bauru), Hugo, Ivone, Valdene e Valéria.


TOPO

Marca registrada Rebas do Cerrado - Nota de rodapé do site

A primeira versão deste site foi desenvolvida por Eliézer Roberto Pereira, o Bob King, um dos fundadores do Rebas do Cerrado, falecido em dezembro de 2004. Uma nova versão foi elaborada por Marcelino Brandão Filho, também fundador e coordenador do grupo por 6 anos e um dos responsáveis pela introdução do jeito Rebas de organizar e conduzir nossos eventos. até seu falecimento em julho de 2013. Em homenagem aos dois fundadores procuramos manter o 'layout' original.

As marcas Rebas®, Rebas do Cerrado® e o logotipo®  do Grupo Rebas do Cerrado são Marcas Registradas® no Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI). Todos os Direitos Reservados.