Olá Visitante





  Informações Gerais da trilha Da Onça - Rebas do Cerrado

DA ONÇA
Informações Gerais
4 2 6
5 3 1

 A V I S O

O percurso da Trilha DA ONÇA foi mapeado em ÁREA MILITAR, onde é expressamente PROIBIDA A ENTRADA DE PESSOAS NÃO AUTORIZADAS. Não utilize a trilha fora do  calendário Rebas ou sem autorização da Marinha

---------------------------------------------------------------------------

CADASTRO PRÉVIO 

Em atendimento às exigências da administração do local, solicita-se aos interessados em participar da trilha o preenchimento dos dados do formulário, por meio do link a seguir, para que sejam repassados à Marinha com a devida antecedência. O cadastro prévio também servirá para facilitar o controle de acesso dos carros e visitantes ao local da trilha.

Preencher cadastro prévio

---------------------------------------------------------------------------

Nível de Dificuldade: FÁCIL/MÉDIA - Antiga Fácil 2

Percurso Total: 20 KM

Ponto de Encontro: 
MC Donald`s da Candangolândia

Hora do Ponto de Encontro: 8:00 horas. Tolerância de 15 minutos

(Ponto de encontro é o local que escolhemos para nos reunir para seguir em comboio de carros para o ponto de início da trilha)
 

Ponto Zero: Sede Campestre do Clube da Vila Naval - Área Alfa (Marinha)

Duração média da trilha: 2 a 3 horas

Itens Obrigatórios: Capacete e Luvas

Preparação da Bike: Calibragem dos pneus, regulagem das marchas, lubrificação da corrente, verificação dos freios.

Planilha de Navegação Rebas: Imprimir e levar a Planilha de Navegação Rebas. Aos novatos, ao chegarem à trilha, solicitem aos coordenadores do Grupo orientação de como utilizá-la.

Entenda o que é uma Planilha de Navegação Rebas clicando aqui

SOBRE A TRILHA

Como já virou tradição no Rebas, fatos ocorridos nos reconhecimentos ou algo que se destaca na área da trilha costuma servir de inspiração para batizá-la. E nesta não foi diferente. Desde o primeiro reconhecimento, feito em 2009, pegadas semelhantes a de um felino chamaram a atenção em uma estrada de terra e areia. "Onça" é também um jargão muito usado na Marinha que significa "dificuldade". Dessas duas curiosidades nasceu o nome da trilha: "Da Onça".

Trilha fácil, indicada para iniciantes. O terreno é quase totalmente plano e a trilha tem 85% de singles (caminhos estreitos).

Desenvolve-se em Área Militar sob administração da Marinha, a Área Álfa. Portanto, é importante observar a disciplina de preservação e proteção ambiental e manter-se no percurso demarcado para a trilha. É proibido o banho no lago existente próximo a linha do trem.

Devido ao mato alto em alguns trechos, recomenda-se o uso de calça comprida ou meiões. As poucas variações com descidas e subidas são realizadas sem grandes dificuldades.

RECOMENDA-SE MUITA ATENÇÃO NO SEGUINTES PONTOS:

  • Km 6 a 7 - Linha de trem ativa. Caso ouçam baralho de trem posicionem-se em local afastado dos trilhos.   
  • Km 6 a 7 - Desnível no lado esquerdo com risco de queda   
  • Km 6,3 - Proibido banho do lago   
  • Km 18 a 19 - Linha de trem ativa. Caso ouçam baralho de trem posicionem-se em local afastado dos trilhos.   
  • Km 20 - Vala

Em 85% do percurso a vegetação é típica de Cerrado, o que aumenta o risco de picaduras de insetos ou mesmo de animais peçonhentos.

Devido ao mato alto em alguns trechos, recomenda-se o uso de calça comprida ou meiões.

EXPLORATÓRIOS:

1º exploratório - 08/11/2009:
Participante: Bittencourt

2º exploratório - 13/02/2010:
Participantes: Bittencourt, Arquimedes, Fabio "Bauru" e Janice.

3º exploratório - 02/05/2015:
Participantes: Bittencourt, Janice, Sandro, Ester e Cláudia
.

4º exploratório - 30/05/2015:
Participantes: Bittencourt, Sandro, Ester, Paulo "Capitão" e Arquimedes
.


CLUBE

O Clube localizado dentro da Vila Naval servirá de ponto de início/final da trilha. O local dispõe de duas piscinas de água mineral (uma de adulto e outra de criança), churrasqueiras, parquinho infantil e quadras de esporte, oferecendo, portanto, a oportunidade de diversão para toda a família.

Para utilizar as instalações do Clube será cobrado uma taxa de R$12,00 por pessoa (menores de 12 e maiores de 60 anos não pagam). A referida taxa só será cobrada de quem acessar/utilizar as instalações (piscinas, parquinho infantil, campo de futebol e quadras de esportes) do Clube. Para uso das churrasqueiras é pago uma taxa a parte.

Quem apenas participar da trilha e não utilizar as instalações do Clube, não precisará pagar a taxa.

Não é permitida a entrada de bebidas em garrafas de vidro no interior do Clube. 

BAR / RESTAURANTE DO CLUBE

O bar/restaurante localizado no Clube dispõe de refeições simples porém bem servidas, com preços acessíveis, além de porções de petiscos.

No dia da trilha e dependendo do movimento do restaurante, a comida poderá ser servida em balcão "self service" ou prato executivo. As opções de refeições individuais são: filé de peito de frango grelhado ou a milanesa, carne bovina grelhada, Strogonoff de carne ou frango (com arroz, salada e batata palha). As opções de pratos com frango ou carne bovina são acompanhadas de arroz, feijão, salada e batata frita. O valor do prato executivo é de R$ 15,00.

Venha e traga a família para desfrutar de um domingo agradável, com muita diversão.


TOPO

Marca registrada Rebas do Cerrado - Nota de rodapé do site

A primeira versão deste site foi desenvolvida por Eliézer Roberto Pereira, o Bob King, um dos fundadores do Rebas do Cerrado, falecido em dezembro de 2004. Uma nova versão foi elaborada por Marcelino Brandão Filho, também fundador e coordenador do grupo por 6 anos e um dos responsáveis pela introdução do jeito Rebas de organizar e conduzir nossos eventos. até seu falecimento em julho de 2013. Em homenagem aos dois fundadores procuramos manter o 'layout' original.

As marcas Rebas®, Rebas do Cerrado® e o logotipo®  do Grupo Rebas do Cerrado são Marcas Registradas® no Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI). Todos os Direitos Reservados.